Visita técnica à Mina Brejuí
- Estefane Oliveira
- 4 de jul. de 2023
- 3 min de leitura
Atualizado: 5 de jul. de 2023
No dia 14 de junho de 2023, a equipe do projeto DESGEO EDU realizou uma visita técnica à Mina Brejuí, localizada na cidade de Currais Novos, Rio Grande do Norte, a 190 km da capital Natal. O objetivo da visita foi adentrar a Mina, apresentá-la aos novos membros do projeto, conhecer, coletar amostras de rochas e sedimentos para o laboratório. Os membros do DESGEO EDU foram recebidos pelos estagiários da Mina, Barbara Victor, Ítalo de Farias e Lucas Medeiros, estudantes do Curso Técnico em Mineração.
Foto 1: Equipe DESGEO EDU na entrada da Mina Brejuí

Fonte: Equipe DESGEO EDU
Considerada a maior Mina de Scheelita da América do Sul, a Mina Brejuí iniciou a exploração de suas atividades em 1943, data da descoberta do minério em nosso município. Somente em 1954, a Mina Brejuí foi constituída empresa com o nome de Mineração Tomaz Salustino S/A, sendo concessionário o Desembargador Tomaz Salustino Gomes de Melo.
Foto 2: A equipe DESGEO EDU junto aos estagiários

Fonte: Equipe DESGEO EDU
O guiamento até as instalações da Mina teve início pela manhã e foi realizado pelos estagiários. Primeiramente, foram apresentadas as vias de acesso e algumas amostras de minerais ao longo do caminho. Em seguida, ocorreu uma parada para explicar o funcionamento do local, logo depois foi realizada a coleta de sedimentos e rochas em um dos diversos pontos da Mina. Esse momento foi oportuno para esclarecer algumas dúvidas. A equipe da Mina Brejuí enfrenta desafios diários, como o intenso calor, risco de infiltração e vazamento de água nas colunas. Medidas de segurança, como o uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) – capacetes, botas, óculos de proteção e protetores auriculares – são adotadas para garantir a saúde e o bem-estar dos trabalhadores. Em relação aos planos futuros, a Mina Brejuí não tem projetos de expansão, pois é uma empresa familiar focada na administração e manutenção da Mina no Estado. Quanto aos desafios ambientais, os principais estão relacionados aos resíduos gerados na extração. Para minimizar o impacto, os rejeitos são vendidos para outras indústrias e a água é reutilizada, evitando a extração constante do solo e reduzindo o descarte na natureza.
Após os esclarecimentos, a equipe foi direcionada a dois locais onde ficam os rejeitos da Mina. Nesse ambiente, foi possível coletar dezenas de caixas de minerais, rochas e sedimentos – materiais essenciais para o trabalho em laboratório. A visita à Mina foi finalizada no museu de mineração Tomaz Salustino S/A, onde é apresentada toda história da família fundadora da Mina, a história da mineração do local e curiosidades. No local não é permitido registros fotográficos. Segundo a aluna Joanna Holanda Leite, as visitas técnicas desempenham um papel fundamental ao permitir que os estudantes tenham acesso a atividades que contribuem para sua formação geral, cultural e ética, promovendo o desenvolvimento. O contato dos acadêmicos com o ambiente profissional proporciona uma formação mais abrangente, possibilitando a conexão entre o conhecimento prático e o contexto escolar. Essa integração pode ser observada nas visitas à Mina.
Foto 3: Momentos de coleta de rochas e sedimentos

Fonte: Equipe DESGEO EDU
E para finalizar, saiba que a Mina em Currais Novos está retomando as atividades paralisadas desde a década de 90, o que ocasionou a criação de mais de 300 empregos. A Mina Brejuí também se tornou um grande parque temático visitado por mais de 20 mil turistas e estudantes de todo o Brasil e Exterior.
Para enriquecer o seu conhecimento sobre a Mina Brejuí, disponibilizamos um vídeo repleto de informações históricas!
REFERÊNCIA
História mina brejuí. MINABREJUÍ. Disponível em: <https://minabrejui.com.br/historia/>. Acesso em 30 de jun. de 2023.
Bom dia a todos! Gostaríamos de informar que estamos enfrentando atualmente um problema técnico em nossa ferramenta de acesso ao sistema. Devido a isso, estamos encontrando dificuldades para responder aos chats que estão se acumulando no sistema, resultando na impossibilidade de atender a novas solicitações.
Queremos tranquilizar a todos que estamos trabalhando em estreita colaboração com a empresa fornecedora da ferramenta para resolver essa questão o mais rápido possível. Pedimos sinceras desculpas por qualquer inconveniente causado e agradecemos a compreensão de todos.
Enquanto o sistema de chat não está funcionando adequadamente, estamos atendendo os comentários normalmente.
Mais uma vez, pedimos desculpas pelo transtorno e agradecemos sua paciência. Estamos empenhados em solucionar essa situação o mais rápido possível para retomar o…
Lindo, amei! Me deu vontade de ir visitar esse lugar incrível so por causa desse relato.
Adorei o texto e a forma que a escritora abordou o assunto.
Quero parabenizar a autora pelo excelente trabalho na postagem. As informações foram apresentadas de forma clara e objetiva, permitindo que as pessoas leigas como eu compreendessem facilmente os aspectos abordados. Além disso, gostei da variedade de temas explorados, desde a visita técnica à mina até os desafios ambientais e a história da família fundadora. Foi um texto informativo e interessante de ler. Continuem com o ótimo trabalho!
Parabéns à Estefane pela excelente descrição da visita técnica. Fiquei completamente envolvida com os detalhes e consegui visualizar todo o percurso da equipe e as atividades realizadas.