Conhecendo os minerais: Magnetita
- Katia Garcia
- 25 de abr. de 2023
- 1 min de leitura
Magnetita é um mineral formado por processos magmáticos, metamórficos e hidrotermais, sendo encontrado em rochas ígneas de todos os tipos, gnaisses, xistos, meteoritos e areias. É o mineral mais magnético conhecido.
É considerado como acessório de rochas ígneas e metamórficas. A magnetita pode sofrer alteração para hematita, goethita ou limonita, e mais raramente para siderita.
Alguns minerais que podem estar associados são: hematita, quartzo, opacos, pirita, rutilo, olivina, apatita e silicatos (tanto de origem ígnea, quanto metamórfica).
Imagem 1: Amostra de magnetita

Fonte: Elo7
Normalmente a magnetita é encontrada em formato de pequenos grãos, espalhada nas rochas ígneas e metamórficas. Algumas vezes, pode ser encontrada de forma abundante nas areias de praias conhecidas como areia mineral, areia ferrosa ou areia preta.
O nome magnetita vem da região da Magnésia (Grécia), lugar onde era facilmente encontrada. O nome Magnésia significa "lugar das pedras mágicas", pois as rochas "magicamente" atraiam-se, devido a sua capacidade magnética.
A magnetita é resultado da erosão do solo que os rios levam para o mar, concentrando-se nas praias pela ação das ondas e das correntes marítimas.
Trouxemos a Magnetita, para falar um pouco mais sobre ela:
REFEÊNCIAS:
Instituto de Geociências da USP. Disponível em: https://didatico.igc.usp.br/minerais/oxidos-hidroxidos/magnetita/ Acesso em: 17 de abril de 2023.
Mineral no micro. Disponível em: https://www.ufrgs.br/minmicro/Magnetita.pdf Acesso em 17 de abril de 2023.
Museu Heinz Ebert. Disponível em: https://museuhe.com.br/mineral/magnetita-magnetite/ Acesso em 17 de abril de 2023.
Wikipédia. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Magnetita Acesso em 16 de abril de 2023.