Conhecendo os minerais: Gipsita
- Pedro Feitosa
- 4 de fev.
- 1 min de leitura
Vamos lá se aventurar no mundo da gipsita 😁
A Gipsita ou Gipso é um sulfato de cálcio hidratado, que é gerado a partir do acumulo de sais em processos de evaporação de massas de água isoladas. É um minério de cálcio que tem um brilho parecido com cera de vela, um brilho ceroso.
Imagem 1: Gipsita transparente

Fonte: Didier Descouens
É um mineral que possui dureza baixa, o seu nível é 2 em uma escala que chega até o nível 10, sendo o diamante o último mineral dessa escala. Vamos lá, imagina que a dureza de um material é a sua força para resistir a arranhões, se a dureza é baixa isso significa que ele é mais fácil de arranhar.
A gipsita pode formar cristais com mais de 10 metros de comprimento e pode estar associada ao calcário, halita, calcita, dolomita e quartzo.
No Rio Grande do Norte uma boa parte da produção desse mineral estão nas cidades de Mossoró, Lajes, Currais Novo e Assú.
Espero que vocês tenham gostado de conhecer a Gipsita!
REFERÊNCIAS:
REGUEIRO, M. e G-B e LOMBARDER, M.B (1997). Inovações e avanços no setor de rochas industriais e minerais. Ilustre Colégio Oficial de Geólogos de España, Madrid. pág. 67-68. Acesso no dia 2 de agosto de 2024.
USP Didático. Disponível em: https://didatico.igc.usp.br/minerais/sulfatos/gipsita/#:~:text=A%20gipsita%20ou%20gipso%20%C3%A9,de%20massas%20de%20%C3%A1gua%20isoladas Acesso no dia 2 de agosto de 2024.
Museu de Minerais, Minérios e Rochas Heinz Ebert. Disponível em: https://museuhe.com.br/2018/04/06/gipsita-agua-e-marte/ Acesso no dia 07 de agosto de 2024.
Comentários