Como acontece um tsunami?
- Pedro Feitosa
- 3 de set. de 2024
- 2 min de leitura
A palavra tsunami tem origem japonesa e significa “onda de ponto”, é uma onda gigante que tem um potencial destrutivo e pode trazer consequências avassaladoras para as áreas atingidas, se forma no oceano por meio de grandes perturbações na água.
A queda de um meteoroide no mar é uma forma de causar um tsunami, pois ele está em alta velocidade e vem de uma grande altura (espaço), ao se chocar com o mar causa uma onda que pode atingir 30 metros de altura, trazendo consequências para a área atingida. Mas a causa mais frequente da formação de um tsunami é o movimento das placas tectônicas.
Essas placas são como um quebra cabeça que se movem muito lentamente sobre a superfície da Terra, quando elas se chocam causa um abalo sísmico, esse movimento faz acontecer o deslocamento vertical da água causando o terremoto na superfície do oceano podendo ocorrer um tsunami.
Imagem 1: Representação da movimentação de placas tectônicas, o que provoca agitação das águas oceânicas.

Fonte: Escola Kids
O que indica a chegada de um tsunami? A aproximação de um tsunami pode ser identificada na faixa costeira, normalmente cerca de dez minutos antes de um tsunami acontecer, o mar recua, de acordo com a força das ondas, com isso sabendo que provavelmente irá acontecer um tsunami há tempo para tomar medidas para se proteger.
Às vezes crianças, os tsunamis podem ocorrer sem o recuo inicial do mar, neste caso, se observa a aproximação de um muro de água.
Imagem 2: Tsunami

Fonte: Unsplash/Matt Paul Catalano
Vamos falar sobre as duas maiores tragédias envolvendo tsunami, uma delas foi na Sumatra que fica na Indonésia e a outra em Fukushima Daiichi localizada na costa nordeste do Japão, que foi a pior por ter atingido a usina nuclear da cidade.
Sumatra teve um dos piores terremotos já visto em 2004, de magnitude 9.1, sendo um piores já visto no país que chegou a uma onda de 30 metros de altura e com um total de 230 mil pessoas prejudicas, uma verdadeira tragédia para o país.
Fukushima em 2011 teve uma magnitude também de 9.1 que atingiu a costa japonesa com uma onda de 10 metros de altura. A onda pode ter chegado até 15 metros, entretanto a grande gravidade desse tsunami foi ter atingido uma usina e causando um acidente nuclear.
No vídeo abaixo podemos ver como se forma um tsunami:
É isso crianças espero que vocês tenham gostado do assunto, se quiser saber um pouco mais não deixem de acompanhar o nosso site e até a próxima!
REFERÊNCIAS:
GUITARRARA, Paloma. "Tsunami"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/tsunami.htm Acesso em 01 de julho de 2024.
MESQUITA, João Lara. Disponível em: https://marsemfim.com.br/tsunami-o-poder-destrutivo-e-o-maior-da-historia/ Acesso em 15 de julho de 2024.
Comentários