Por que comemoramos o Dia Nacional da Ciência e do Pesquisador?
- DESGEO EDU
- 15 de jul. de 2021
- 3 min de leitura
Atualizado: 3 de set. de 2022
No dia 8 de julho é comemorado, anualmente, o dia da Ciência e do Pesquisador no Brasil. Instituída em 1948, esta data é um marco comemorativo à criação da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), a qual tornou-se importantíssima para o bom entendimento do universo que engloba as ciências, bem como, sua evolução no país.
Nesse dia, visa-se enaltecer a produção científica local e, ainda, incentivar a população – em especial, os jovens – a conhecer e tomar gosto pela ciência, para isso, são organizadas feiras de ciências nas escolas e palestras, onde todos possam participar ativamente da investigação científica. Também se celebra a profissão de pesquisador científico, em homenagem aos que dedicam suas vidas ao trabalho de pesquisa nas diversas áreas da ciência.
Imagem 1: Banner comemorativo ao dia nacional da ciência e do pesquisador

(Fonte: Portal IFRN)
Por falar em áreas da ciência, vamos citar abaixo algumas das mais importantes que temos, atualmente, com seus respectivos pesquisadores:
Ciências da Terra (Geociências): Área da ciência que se dedica ao estudo do Planeta Terra: sua estrutura, origem, composição e modificações ao longo do tempo. Aplicam-se a esta, os tópicos referentes à Geografia, Geologia, Geofísica, Hidrologia, Meteorologia, Mineralogia, dentre outros. Um profissional que atua, assiduamente, como pesquisador nesta área é o geólogo, principalmente na prospecção mineral e de combustíveis fósseis. A Geodiversidade que tanto falamos aqui no DESGEO EDU é um termo derivado dessa parte da ciência.
Ciências Naturais: Abrange o estudo do meio ambiente em seus aspectos mais gerais, de forma complexa e ampla. Ao falar nessa área, logo se pensa na Biologia, mas existem muitos outros pontos de grande relevância encontrados nela, dentre eles podemos citar: Física, Química, Agronomia, Ecologia e Engenharia Ambiental. Um dos profissionais das ciências da natureza que faz pesquisas, constantemente, são os químicos, em especial, pesquisas para monitoramento e remoção de poluentes no meio ambiente.
Ciências da Saúde: Esta é uma das mais famosas e antigas áreas da ciência, também conhecida como ciências médicas, é responsável por estudar a vida, a saúde e a doença – humana e animal –, por meio de princípios metodológicos e ações que visam a qualidade de vida. Apesar de ser ampla, algumas ramificações dessa área têm um potencial destaque, como a Medicina – humana e veterinária –, Biomedicina, Farmácia, Enfermagem, Odontologia, Fonoaudiologia, Fisioterapia, Nutrição e diversas outras. Os profissionais que mais fazem pesquisas nesta área são os farmacêuticos, para a formulação de novos remédios e vacinas.
Ciências Humanas: Sendo considerada a área da ciência mais recente, as ciências humanas são responsáveis pelo estudo e pesquisa relacionadas às atividades e relações humanas, ou seja, que tem o homem como foco e trata dos aspectos humanos. Entre os desmembramentos dessa área estão a Filosofia, Sociologia, História, Psicologia, Letras, Teologia, Antropologia, Artes e outras. Pesquisas nesta área estão em constate mudança, pois, a cada dia se descobre algo novo sobre a humanidade, mas, recentemente, tem se destacado o pesquisador psicólogo, que pode escrutinar o comportamento do consumidor, por meio de pesquisas que são úteis para empresas e para o autoconhecimento.
Imagem 2: Infográfico das diversas áreas da ciência

(Fonte: Desconhecida)
O Dia Nacional da Ciência e do Pesquisador também deve ser visto como um lembrete das muitas necessidades que a ciência brasileira vem sofrendo nos últimos anos e, ainda, de como o investimento nesse âmbito é fundamental para o crescimento do país. A ciência nos salva de muitos males, seja o mal da doença ou até mesmo da permanência na ignorância e, de maneira especial, a ciência se tornou a esperança para todos nesse tempo de pandemia. Sob esse olhar, nós da DESGEO EDU parabenizamos os profissionais pesquisadores pelo trabalho belíssimo que desempenham e damos vivas a ciência que continua a nos dar frutos louváveis do conhecimento.
Referências
DIA NACIONAL da ciência e do pesquisador científico. Espaço ciência viva. Disponível em: http://cienciaviva.org.br/index.php/evento/dia-nacional-da-ciencia-e-do-pesquisador-cientifico/. Acesso em: 14 de jul de 2021.
O QUE são as ciências da natureza?. Pitágoras, 2020. Disponível em: https://blog.pitagoras.com.br/o-que-e-ciencias-da-natureza/. Acesso em: 14 de jul de 2021.
Para mais informações sobre o Dia Nacional da Ciência e do Pesquisador, assista o vídeo abaixo:
Gostei de saber que existe esse dia dedicado só pra falar sobre o pesquisador, logo que o IFRN é uma instituição que o pensamento cientifica é amplamente difundido entre os alunos.
Parabéns pelo site, semana me surpreendo com coisas novas, continuem assim!