top of page

Conheça um pouco sobre a Escola Municipal Professor Severino Bezerra de Melo

Atualizado: 20 de nov. de 2022


A Escola Municipal Professor Severino Bezerra de Melo está localizada na cidade de São Jose de Mipibu, a 33,4 km de Natal. Situada na Rua Olavo Feliciano, 131, Centro do município, a escola foi fundada em 25 de abril de 1975 e atualmente atende 18 turmas no período matutino, 16 no turno vespertino, 3 no noturno, atendendo alunos do Ensino Fundamental II e da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Para ministrar aulas nos três turnos para o total de 1.480 alunos matriculados, a escola conta com uma equipe de 43 professores.


Foto 1: Fachada da escola Foto: Joab Gonçalves.

A instituição foi reformada recentemente e todas as salas receberam forro de PVC, instalação de condicionadores de ar e troca do piso cerâmico. Dessa forma, oferece toda a estrutura necessária para o conforto e desenvolvimento educacional dos seus estudantes, com biblioteca, quadra esportiva, sala de leitura, pátio coberto, sala do professor, além de dispor internet nessas instalações e ofertar alimentação.


A escola se tornou parceira do DESGEO EDU no mês de julho de 2022, através da mediação da aluna Joanna Holanda Leite, integrante do projeto, com a diretora da instituição Leyla da Cruz Barbalho. De bom grado, foi cedido um espaço no local para acomodar todo o material doado para a criação de um laboratório oferecido pelo Projeto Despertando para a Geodiversidade em escolas públicas da Grande Natal/RN, aprovado em edital de fluxo contínuo da Pró-Reitoria de Extensão do IFRN.


Esse projeto tem como objetivo principal a redução da lacuna existente sobre o conhecimento do conceito de Geodiversidade em estudantes de escolas públicas da Grande Natal através do reconhecimento da relevância dos elementos abióticos da natureza. Coordenado pela Prof. Rosiney Araujo Martins e com apoio de uma equipe de 5 alunos voluntários, o projeto tem como uma das suas atividades, nas próprias dependências do Campus Central (CNAT) do IFRN, a confecção de material didático a ser doado para as escolas parceiras.


O material didático é produzido a partir de recursos financeiros do próprio projeto e as amostras de rochas utilizadas são coletadas em aulas de campo realizadas por diferentes cursos do CNAT. Já as amostras de petróleo são oriundas de doações de empresas petrolíferas que atuam no RN e que apoiam as atividades de extensão do Instituto.


Foto 2: Maquetes em exposição no Museu de Minérios do RN, similares as que compõem o material a ser doado para as escolas parceiras.

Após a entrega do material, composto por amostras de rochas, de solo e de petróleo, minerais, água produzida, maquetes, dentre outros, a equipe integrante do projeto acompanha a prática docente em sala de aula voltada à orientar os professores na familiarização com os elementos disponibilizados. Espera-se, então, que a escola parceira se comprometa a semear, em seu ambiente escolar, a importância da Geodiversidade tendo-o como tema presente no cotidiano social, discutindo sobre a sua relevância nos diálogos sobre a questão ambiental e a sustentabilidade do uso dos recursos naturais.


Apresentando a proposta do Projeto Despertando para a Geodiversidade em escolas públicas da Grande Natal/RN, pretende-se aumentar o número de escolas parceiras nos próximos anos para dar continuidade às ações na Grande Natal.




Referências

Melhor Escola. Disponível em: <https://www.melhorescola.com.br/escola/em-prof-severino-bezerra-de-melo>. Acesso em: 17/07/2022


ESCOLA. Disponível em: <https://www.escol.as/77936-em-prof-severino-bezerra-de-melo>. Acesso em 19/07/2022.



bottom of page