Açude Gargalheiras: Um reservatório de água e história no Seridó Potiguar
- Joanna Holanda
- 12 de nov. de 2024
- 3 min de leitura
Atualizado: 4 de dez. de 2024
Localizado próximo à cidade de Acari, o Açude Gargalheiras é o açude mais famoso da região do Seridó Potiguar. Quarto maior reservatório do Rio Grande do Norte e construído na década de 1950 com o aproveitamento das características geomorfológicas das serras das Cruzes e do Pai Pedro. Tem capacidade total de 44.421.480,00 m³, a área no seu entorno é um dos 21 Geossítios relacionados no Mapa Geoturístico do Seridó Geoparque Mundial da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO).
O relevo das serras, cortado pelo Rio Acauã, forma o gargalo (Gargalheiras) que foi aproveitado no barramento das águas fluviais para o abastecimento da região sendo o principal açude. Ainda hoje existe uma comunidade remanescente da época da construção da barragem, quando foi construída uma pequena vila para os trabalhadores. Recentemente, o local foi utilizado nas filmagens do filme “Bacurau” de Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles, lançado em 2019.
Imagem 1: Açude Gargalheiras no seu período seco

Fonte: Getson Luís, 2023
O Açude Gargalheiras é o atual protagonista das cenas que despertam no nordestino o sentimento de esperança. Após 13 anos, o referido açude voltou a sangrar, na noite da quarta-feira 03/04/2024. Na cidade houveram comemorações com festas, fogos e orações. Há dias, muitas pessoas aguardavam o vertimento nas margens do açude, que formou uma cascata, fenômeno conhecido popularmente como “véu de noiva”. Um espetáculo à parte, que chama atenção e é objeto de inúmeros registros fotográficos por aqueles que estão a contemplar a cena.
Imagem 2: Visita da Equipe DESGEO EDU ao Açude Gargalheiras

Fonte: Joanna Holanda, 2023
Do ponto de vista hidrogeológico, predomina na região do açude um domínio conhecido como “aquífero cristalino”, com ocorrência muito localizada de aquíferos porosos (aluviões), desenvolvidos ao longo dos riachos principais. “O aquífero cristalino é tido como um aquífero de baixa vocação hidrogeológica, tanto em termos de capacidade produtiva como qualidade das águas”, explica o hidrogeólogo Alberto Ricardo Galvão, do Núcleo de Apoio de Natal, do SGB.
O pesquisador complementa: “Embora de reconhecida má-vocação hidrogeológica, geralmente com águas impróprias para consumo humano, o aquífero cristalino muitas vezes é a solução para o abastecimento de água para uso geral, em inúmeras pequenas comunidades do meio rural e para a dessedentação animal”.
Imagem 3: Sangria do Gargalheiras forma o fenômeno do ''véu de noiva ''

Fonte: Matheus Peres, 2024
Mais uma vez fica evidenciado que o DNOCS empenha esforços, há mais de um século, para que a população do semiárido brasileiro tenha acesso a uma infraestrutura hídrica que gere dignidade e cidadania. No ano passado, o Açude Gargalheiras foi reconhecido como patrimônio cultural, histórico, geográfico, paisagístico, ambiental e turístico do Rio Grande do Norte. Dos primeiros estudos até a construção final do açude, foram mais de 50 anos. Além disso, o reservatório ainda foi palco para gravações de filmes e até hoje é considerado um verdadeiro monumento.
Confira a seguir um breve vídeo que captura o momento emocionante da sangria no açude, além de trazer um pouco da história do local.
REFERÊNCIAS
GEOPARQUE Seridó. Barragem do Açude Gargalheiras. Disponível em: <http://geoparqueserido.com.br/?page_id=7850>. Acesso em: 11 set. 2024.
NOVO NOTÍCIAS. Águas do Açude Gargalheiras abastecem outros reservatórios e ressuscitam esperança no RN. Disponível em: <https://www.novonoticias.com.br/aguas-do-acude-gargalheiras-abastecem-outros-reservatorios-e-ressuscit/>. Acesso em: 11 set. 2024.
DEPARTAMENTO NACIONAL DE OBRAS CONTRA AS SECAS (DNOCS). Açude Gargalheiras, construído pelo DNOCS em 1959, volta a sangrar após 13 anos. Disponível em: <https://www.gov.br/dnocs/pt-br/assuntos/noticias/acude-gargalheiras-construido-pelo-dnocs-em-1959-volta-a-sangrar-apos-13-anos>. Acesso em: 11 set. 2024.
SERVIÇO GEOLÓGICO DO BRASIL (SGB/CPRM). Sangria histórica do Açude Gargalheiras (RN) deixa sítio geológico de relevância nacional em evidência. Disponível em: <https://www.sgb.gov.br/w/sangria-historica-do-acude-gargalheiras-rn-deixa-sitio-geologico-de-relevancia-nacional-em-evidencia>. Acesso em: 19 set. 2024.
Amei o texto, mas um sugestão seria vocês mesmo visitarem esses lugares e criarem vídeos com entrevistas com os próprios moradores
Um lugar de perder o folego pela beleza
Muito legal, fui lá ver essa maravilha sangrando e fiquei apaixonada
É bonito ver a fé dessas pessoas lá quando acontece uma cheia como essa, as pessoas saem de suas casa para fazer novena de agradecimento pela benção
Muito lindo, como meu nordeste é maravilhoso, parabéns pelo texto.